O que fazer com o lixo orgânico?

Já sabemos que o lixo seco pode ser reutilizado, reciclado, além de reduzido seu consumo. Mas o lixo orgânico? O que podemos fazer com esse lixo que não dá para reutilizar? Simples ….

A compostagem de resíduos orgânicos é um processo de decomposição realizada por microrganismos onde ocorre a oxidação e oxigenação da matéria orgânica, podendo variar de uns poucos dias para várias semanas, de acordo com as condições ambientais.

Reciclando em casa: A compostagem doméstica é uma excelente colaboração que nós podemos fazer ao meio ambiente. Existe várias formas de montar uma composteira, e uma delas se adapta ao local que você tem disponível.

Para fazer uma composteira doméstica você vai precisar de:
1. Três recipientes, que podem ser caixas tipo container, caixas para arquivo, bacias ou baldes, de preferência em cor escura e que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas, além de uma tampa.

2. Torneirinha de bebedouro com vedação;
3. Uma furadeira com broca de 4 ou 5 milímetros (ou outra técnica para fazer furos em plástico)
4. Minhocas para compostagem;
5. Folhas secas, grama cortada seca ou serragem;
6. Restos de alimentos (cascas, frutas e verduras).

  

1. Na caixa (3), bem embaixo adapte somente a torneira na parte bem de baixo para a saída do Chorume, se quiser. Deixe a caixa sem nada. Se não puder encaixar a caixa (2) em cima da caixa (3) sem a tampa, corte a parte central da tampa da caixa (3) e coloque uma telinha fina para filtrar o chorume e não cair as minhocas para dentro desta.

Na minha eu não adaptei a torneira. Sempre que vou retirar o adubo líquido, tiro as caixas de cima, retiro o produto da composteira e recoloco as caixas no lugar novamente.”

2. Coloque uma camada de uns 10 a 20 cm de terra na segunda caixa com as minhocas (dê preferência para as minhocas californianas, que são as minhocas vermelhas, as mais apropriadas para este trabalho, pois elas comem todos os compostos orgânicos colocados ali e não somente os apodrecidos como as minhocas comuns fazem.

3. Por cima desta terra com as minhocas vá colocando os resíduos orgânicos conforme vai utilizando-os no seu dia-a-dia, cobrindo sempre com as folhas secas, grama cortada ou serragem para que não fiquem aparente os resíduos, podendo dar cheiro e criar mosquinhas indesejáveis. Exemplos de produtos que podem servir para cobrir os resíduos orgânicos na sua composteira:

Resíduos que podem ser colocados na composteira:

4. Quando esta segunda caixa (de baixo para cima), estiver “lotada” de resíduos, coloque a terceira caixa em cima desta, com o fundo furado conforme a segunda. Deixe a caixa (2) no lugar por mais um mês para que a compostagem seja realizada pelas minhocas. Só depois deste tempo é que pode ser retirada para coletar o húmus produzido pelos anelídeos trabalhadores.

5. O húmus de minhoca é um adubo natural de excelente qualidade e que deve ser adicionado à terra para enriquecimento nutricional desta. Para plantio recomenda-se a utilização de uma parte de húmus para uma parte de terra vegetal, ou ainda a adição também de uma parte de areia à mistura para melhorar a infiltração da água. Em jardins pode ser colocado o húmus sobre a camada de terra, o que conserva a umidade do solo e fornece nutrientes a ele. Para a retirada do húmus, retire a caixa (2) do local e coloque a caixa (1) no lugar. Vá revirando a terra, com cuidado, com uma pá de jardinagem “raspando” por cima da terra, tendo o cuidado de não cortar as minhocas. Não se preocupe que elas vão indo para o fundo da terra aos poucos porque não gostam de movimentos. Então vá retirando o húmus até sobrar uma camada de uns 10 a 20cm, conforme o início do processo. Esta camada serve para que as minhocas possam ficar ali e recomeçarem tudo novamente. Provavelmente as minhocas migraram para a caixa de cima, pois isso é natural por causa dos resíduos “novos” que você está colocando na caixa (1) e por causa do “serviço acabado” na caixa (2).

Este processo é um ciclo natural que vai acontecendo conforme vai completando as caixas com os resíduos. Então, conforme vai retirando a terra adubada da composteira, vá completando ou recolocando a terra dos vasos da sua horta  ou diretamente no chão.

O Chorume Orgânico (Biofertilizante) é um liquido escuro e inodoro extremamente nutritivo e concentrado que se forma pela infiltração da água carregando consigo nutrientes provenientes da matéria orgânica. Ele pode ser utilizado de muitas maneiras para obtenção de vários benefícios como a adubação foliar e do solo, germinação de sementes, propagação vegetativa (estaquia) e como repelente natural para as plantas. Este chorume, coletado da caixa bem de baixo, não pode ser colocado na terra como sai da composteira. Deve ser diluído em água na proporção de 1 parte de chorume para 10 partes de água, ou seja, 10%. Este adubo é muito forte e pode prejudicar ou até queimar suas plantas. Nunca coloque diretamente na terra. Prefira o uso de um pulverizador ou coloque aos poucos nas plantas, sem exagero. Use no máximo uma vez por semana, ou conforme as plantas vão necessitando de “ajuda” para crescerem, ou apenas como um fortificante eventualmente, quando sentir necessidade.

Algumas considerações:

As minhocas são animais que regulam sua temperatura interna através do ambiente. Assim, quando o tempo está frio, elas ficam mais lentas e pouco produtivas. Já quando está quente, elas ficam mais ativas e produzem mais. Mas se o calor estiver excessivo, elas fogem. Por isso, o lugar da composteira precisa ser protegido de chuvas diretas, raios solares e ventos. Isso faz com que elas apresentem um melhor desempenho médio.

Com quantas minhocas eu começo?
Acima de dez unidades é o ideal. Normalmente inicia-se com aproximadamente cem unidades.Quanto mais melhor.

Quanto tempo demora para começar a produzir húmus?
O prazo varia de acordo com a quantidade de resíduos utilizada e o clima. No calor, o tempo médio é de 25-30 dias. Já no inverno chega a 45 dias.

Qual a taxa de reprodução das minhocas?
Num ambiente de umidade e temperatura ideais, a quantidade inicial de minhocas dobra a cada dois meses.

Preciso revirar os resíduos periodicamente?
Não. As próprias minhocas são responsáveis por isso.

Qual a função da torneira na composteira?
A torneirinha é fixada na caixa de baixo para facilitar a coleta do chorume. De outra forma seria preciso desmontar a composteira para fazer a coleta.

Posso usar esterco de bovinos, caprinos, suínos e galináceos?
Pode. Só tome cuidado com a quantidade.

Posso colocar fezes de animais domésticos?
Não é indicado. A compostagem é lenta e o chorume gerado precisa ser corretamente destinado para que não haja contaminações com organismos patogênicos.

Posso colocar restos de alimentos cozidos?
Pode, desde que em pequenas quantidades, como em sobras de refeições. Se colocar muito alimento cozido pode aumentar a quantidade de sal no minhocário, que vai prejudicar as minhocas.

A freqüencia para coleta do biofertilizante (chorume) é uma vez por semana.